A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

14/09/2011

Saúde Movimento começa amanhã em Teixeira de Freitas




Com o objetivo de atender a mais de três mil pessoas e realizar mil cirurgias de catarata, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com o DayHorc Hospital de Olhos, inicia mais uma nova etapa do Estratégia Saúde em Movimento. Desta vez, no período de 15 a 21, será beneficiada a população do município de Teixeira de Freitas.

Contando com uma estrutura itinerante, a população acima de 60 anos (homens e mulheres), será beneficiada com consultas e exames oftalmológicos para diagnóstico e tratamento de catarata e outros problemas, como o glaucoma. Os pacientes serão submetidos a consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, passarão por cirurgia. O atendimento será feito Centro de Diagnose, localizado à Rua Grinaldo Medeiros, S/N, no bairro São Lourenço.

O Saúde em Movimento, estratégia iniciada em outubro de 2009, pelo Governo do Estado da Bahia, teve como objetivo levar ações de saúde as diversas regiões do interior do Estado., necessitadas desse tipo de atendimento. De acordo com a coordenadora do programa, Cláudia Almeida, que também é diretora de Controle da Superintendência de Gestão dos Sistemas de Regulação da Sesab, o Saúde em Movimento é uma estratégia que tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda.

Com a implantação do Saúde em Movimento foi possível no período de 11 meses (outubro de 2009 a setembro de 2010), a realização de 227.351 consultas oftalmológicas. No mesmo período, foram realizadas 42.673 cirurgias de catarata, sendo o programa responsável por 69% das cirurgias de catarata realizadas na Bahia. “Esses dados colocam a Bahia, pela primeira vez, desde 2006, como o primeiro estado do Nordeste em cirurgias de catarata”, explicou Cláudia Almeida.


Fonte.: SESAB



Nenhum comentário: