A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

13/08/2011

Avaliação sobre higienização das mãos pode ser feita até setembro



O questionário de Autoavaliação da Higienização das Mãos, que a Anvisa colocou à disposição do sistema de saúde em maio, tem novo prazo para entrega de respostas: 15 de setembro. Assim, os profissionais de saúde brasileiros ganham mais tempo para fazer a análise da promoção de práticas de higiene das mãos nas instituições de assistência à saúde.
A Autoavaliação da Higienização das Mãos é uma ferramenta sistemática que pode levar a reflexões acerca dos recursos existentes e servir como instrumento para o planejamento das atividades relacionadas à higienização das mãos pelas equipes de trabalho. Atua, particularmente, como ferramenta de diagnóstico, identificando elementos que requerem atenção e melhorias. Os resultados podem ainda ser utilizados para facilitar o desenvolvimento de um plano de ação para o programa de higiene das mãos da instituição.
Até o momento, a Anvisa recebeu 829 respostas ao questionário. A maior parte são de hospitais filantrópicos (36%). Em segundo lugar, vêm os hospitais privados, com 33%. Os estabelecimentos de saúde localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná são os que mais participaram da Autoavaliação até o momento.  
O objetivo da Anvisa ao aplicar o questionário é mapear a situação da rede hospitalar no Brasil no que diz respeito às práticas de higienização das mãos. As respostas serão analisadas e aglutinadas num relatório a ser publicado pela Agência. Os dados serão ainda informados à Organização Mundial da Saúde. Os dados referentes a cada Estado também serão devolvidos às Comissões Estaduais de Controle de Infecção Hospitalar, para que procedam as análises locais.

As ações de estímulo à higienização das mãos capitaneadas no Brasil pela Anvisa estão relacionadas ao “Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente –  Uma Assistência Limpa é uma Assistência mais Segura”, da OMS, órgão que também promove a campanha mundial “Salve Vidas: Higienize Suas Mãos”.

Acesse aqui o formulário
Fonte: Portal ANVISA

Nenhum comentário: