A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

22/05/2013

Ministério da Justiça anuncia recall de 3 milhões de embalagens de Tylenol



O Ministério da Justiça anunciou nesta quarta (22) o recolhimento de mais de 3 milhões de embalagens do analgésico Tylenol (paracetamol) na dose de 200 mg/ml, em gotas, fabricado entre dezembro de 2011 e novembro de 2012.

Segundo a pasta, há um risco de o gotejador da embalagem se desprender total ou parcialmente do frasco. De acordo com informações prestadas pela Janssen-Cilag Farmacêutica, fabricante do produto, ao ministério, a superdosagem do remédio pode causar danos graves ao fígado, náusea e problemas gastrointestinais.

A campanha de recall vai começar na próxima segunda e vai incluir a numeração de lote não sequencial entre os intervalos PPL055 e RJL123.
A empresa informa também que o recolhimento afeta só a linha Tylenol Gotas, de uso adulto e pediátrico, e não as específicas para bebês (Tylenol Bebê 100 mg/ml) e crianças (líquido oral, 32 mg/ml).

O produto pode ser trocado junto ao fornecedor de forma gratuita, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. O consumidor pode entrar em contato com a empresa pelo SAC 0800-7286-767 e pelo site www.tylenol.com.br .

RISCOS

De acordo com o médico Anthony Wong, diretor do Ceatox (Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), o Tylenol é um analgésico que exige um cuidado maior com a segurança porque a superdosagem pode afetar gravemente o fígado, levando a uma hepatite tóxica fulminante, além de provocar problemas renais.

A dosagem indicada do medicamento, porém, tem uma margem de segurança grande, segundo Wong. "Mesmo se cair o dobro da quantidade, ainda assim não há risco. Mas o recall é importante como medida de segurança porque o medicamento saiu da qualidade preconizada."

Segundo o hepatologista Raymundo Paraná, professor da UFBA (Universidade Federal da Bahia), o consumo de paracetamol é uma causa importante de hepatite tóxica nos EUA e no Reino Unido, mas esse tipo de problema raramente é visto por aqui. "Só vi dois casos de hepatite por paracetamol em mais de 20 anos de atendimento."

O risco de intoxicação aumenta se a pessoa toma álcool com frequência.


Nenhum comentário: