A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

12/02/2014

Saúde & Economia: custos de tratamento para Transtornos de Ansiedade


10ª edição do boletim Saúde & Economia traz uma análise econômica sobre os tratamentos para ansiedade que utilizam os benzodiazepínicos. Estes medicamentos são recomendados como segunda linha para o tratamento dos transtornos de ansiedade, entre outros motivos, por causa da incerteza da sua eficácia a longo prazo, do seu potencial de abuso e do seu risco de dependência. Ainda assim, os benzodiazepínicos lideram a lista dos cinco medicamentos controlados mais vendidos no Brasil.
O estudo analisou quatorze medicamentos com sete princípios ativos. Apesar de não haver evidências disponíveis que apontam uma superioridade entre eles, foi possível encontrar uma diferença no custo de tratamento mensal de até 680%. Na comparação entre produtos com o mesmo princípio ativo, a menor variação de preços foi dos produtos com Clobazam, que variou 20%; e a maior foi dos medicamentos com Alprazolam, que variou 348%.

Os principais transtornos de ansiedade são o transtorno de pânico, de ansiedade social, de ansiedade generalizada (TAG) e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC).


Fonte: ANVISA

Nenhum comentário: