A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

30/06/2011

ANVISA: Mais prazo para avaliação sobre higiene das mãos


Os profissionais de saúde brasileiros têm mais 30 dias para realizar a análise da promoção de práticas de higiene das mãos nas instituições de assistência à saúde em que trabalham. O prazo para resposta ao questionário de Autoavaliação da Higienização das Mãos foi prorrogado até o dia 31 de julho. O documento pode ser acessado aqui.
A autoavaliação da higienização das mãos é uma ferramenta sistemática que permite reflexões acerca dos recursos existentes, além de servir como instrumento para o planejamento das atividades relacionadas à lavagem das mãos pelas equipes de trabalho.
O formulário atua, também, como ferramenta de diagnóstico, identificando elementos que requerem atenção e melhorias. Os resultados podem ser utilizados para facilitar o desenvolvimento de um plano de ação para o programa de higiene das mãos da instituição. Para a Anvisa, o objetivo é mapear a situação da rede hospitalar no Brasil no que diz respeito a essas práticas.
A Agência recebeu, até o momento, 656 respostas. A maior parte dos questionários recebidos vem de hospitais privados (69%). Os outros 31% são provenientes de hospitais públicos. Os estabelecimentos de saúde localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná foram os que mais participaram da Auto-avaliação. 
As respostas serão analisadas e aglutinadas num relatório a ser publicado pela Anvisa e encaminhado à Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados referentes a cada estado também serão enviados às Comissões Estaduais de Controle de Infecção Hospitalar, para que procedam às análises locais.
“Os estabelecimentos que ainda não responderam ganharam mais tempo e devem aproveitá-lo. O questionário vai não só ajudar a Anvisa a ter uma visão mais ampla sobre como anda a higienização das mãos nos estabelecimentos de saúde como também servirá aos próprios profissionais para refletir sobre estrutura, produtos utilizados e possíveis melhorias nos ambientes de trabalho, com foco na promoção da segurança do paciente”, diz a gerente-geral de Tecnologia em Saúde da Anvisa, Diana Carmem de Almeida.
As ações de estímulo à higienização das mãos coordenadas no Brasil pela Anvisa estão relacionadas ao “Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente –  Uma Assistência Limpa é uma Assistência mais Segura”, da Organização Mundial da Saúde, órgão que também promove a campanha mundial “Salve Vidas: Higienize Suas Mãos”.
Fonte.: ANVISA

Nenhum comentário: