A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

14/06/2011

Nascente: Qualidade da água da Biquinha

No mês maio de 2011, a Vigilância Sanitária (VISA) de Teixeira de Freitas, realizou coleta de água da nascente localizada no bairro colina verde, popularmente conhecida como "biquinha". A amostra foi encaminha ao laboratório da 09ª DIRES, para que se procedesse às devidas análises, microbiológica e físico-química

A água da referida nascente é comumente consumida pela população do entorno, e muito se especulava sobre a sua qualidade. Informações desencontradas davam conta de que a água estaria "contaminada", estando assim imprópria para o consumo humano.

clique para ampliar  
Localização da nascente (biquinha).

Os dados  da tabela abaixo mostram o resultado da análise microbiológica da água coletada na "biquinha". Onde, na pesquisa de coliformes totais e Escherichia coli. (E.Coli), os resultados mostraram-se satisfatório. Comprovando assim, que a água coletada e analisada no mês de maio de 2011, está própria para o consumo humano. A VISA continuará a fazer o monitoramento da água nessa região, informando à população sobre a sua qualidade.

clique para ampliar  

O consumo de água com qualidade é de importância fundamental para a promoção da saúde e prevenção de riscos e agravos, sobretudo aqueles relacionados a transmissão hídrica  decorrentes de fatores ambientais. A vigilância da qualidade da água para consumo humano é uma atribuição do Ministério da Saúde e consiste em um conjunto de ações a serem adotadas para  garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas pela legislação vigente.(VS/MS)

A VISA local é responsável pelo programa VIGIÁGUA, onde são coletados, mensalmente, cerca de 50 amostras de água nas mais diversas localidades da cidade. Para saber mais sobre o VIGIÁGUA clique aqui
_______________


Meio ambiente:


Está em articulação por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ONG´s, Entidades de Classe e outros órgãos públicos, a revitalização da área onde está localizada esta nascente, assim como o próprio córrego charqueada. Entre as ações que serão desenvolvidas, está o plantio de árvores nativas, de modo a favorecer a revitalização da área. Ações de Educação Ambiental são imprescindíveis e também estão previstas para serem realizadas. 

Nenhum comentário: