A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

23/09/2012

Vigilância Sanitária interdita pocilga onde era torrado milho pra café

créditos #teixeiranews
Por Ronildo Brito
No final da manhã desta quinta-feira (20), a Vigilância Sanitária de Teixeira de Freitas, órgão vinculado à Prefeitura Municipal, chegou a um casebre em ruínas e nas mais precárias condições de higiene, onde funcionava uma central de torrefação de milho pra ser acrescentado posteriormente no café vendido em supermercados e mercearias. Apesar das péssimas condições de higiene, total aberto e com muitas fezes de eqüinos e ratos, informações obtidas pelos fiscais da VS dão conta que marcas famosas do mercado regional adquiriam o milho torrado no lugar.
“O flagrante só foi possível graças a uma denúncia anônima de um morador próximo a este local”, informou Rosana Vaz de Campos, coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal. Ele foi ao local acompanhada dos fiscais sanitários Nelson Carvalho, Andréia Hering e Joaquim Correia, além de uma guarnição da Polícia Militar formada pelos soldados Herculano e Jasckson.
Muito cocô de animais espalhados no interior do casebre onde foi descoberta a torrefadora
A torrefadora foi montada nos fundos de uma fábrica de caixotes de madeira para transporte de mamão, na região das casas populares, fundos do Star Motel, bem próximo à rodovia BR-101 e do Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No lugar, após a chegada dos técnicos da Vigilância Sanitária e policiais militares, compareceu um filho do dono da serraria, esse que informou não possuir nenhuma responsabilidade sobre o casebre e as máquinas que lá estavam. Foi informado apenas que um outro filho do dono teria alugado o espaço pra um pessoal desconhecido.
O rapaz, que preferiu não ter o nome divulgado, também disse que a fábrica estava desativada há algum tempo. O problema é que nos fundos do casebre estavam toras de lenha cortadas recentemente.
Restos de milho torrado em meio a muitas fezes de roedores em cima do secador (forno)
Em cima do forno principal que era usado para torrefação do milho estava muito cocô de roedores e um mau cheiro insuportável característico de urina de rato. Bem ao lado do forno existe um vão tomado por fezes de bovinos e eqüinos. Outro fato característico do funcionamento do local foram os fios da rede elétrica, um desvio de força (gato) da própria fábrica de caixotes.
Lenha com cortes recentes encontrada nos fundos do casebre indicariam funcionamento do local
Os fiscais da Vigilância Sanitária não ficaram convencidos que a torrefadora seria de outras pessoas desconhecidas e sim, alguém ligado ao dono da serraria. Foi lavrada uma infração e segundo informou Rosana Vaz de Campo, coordenadora da VS, o casebre terá que ser demolido nos próximos dias. Se o dono da serraria não providenciar a demolição, a própria Vigilância Sanitária poderá recorrer ao Judiciário pra obter autorização pra este fim. Outra saída será a formalização de multas pesadas contra o proprietário do terreno.
Fraude com o milho
A Instrução Normativa nº 16, de 24/5/2010, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que visa a garantia da qualidade para o café torrado e moído no Brasil, estabelece como 1% o percentual máximo permitido em conjunto de impurezas (cascas e paus), sedimento (pedras, torrões e areia) e matérias estranhas (milho, centeio, açúcar, cevada, sementes de açaí, entre outras).

Fonte: TeixeiraNews

Nenhum comentário: