A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

18/01/2011

VISA Monitora a Qualidade da Água para consumo humano em Teixeira de Freitas

Por meio do VIGIAGUA (Programa de Vigilância Ambiental em Saúde relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano), que consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e às normas estabelecidas na legislação vigente para avaliar os riscos que a água de consumo representa para a saúde humana. A Vigilância Sanitária de Teixeira de Freitas faz o monitoramento, contínuo, da qualidade da água que a população está consumindo, sobre tudo, nas localidades desprovidas de rede de saneamento, que fazem uso de água de cisternas, poços etc. Com esse trabalho é possível identificar áreas de risco no município, para que assim possamos intervir de forma rápida para solucionar os possíveis geradores de contaminação da água que está sendo consumida.

Somente no período de Maio a Agosto de 2010, foram coletadas 142 amostra para análise, sendo que 74 amostras estavam impróprias para o consumo. Veja o gráfico 01.

Gráfico 01:

Gráfico 02:


Conforme pode ser visto no gráfico 02 (nas colunas em azul) a maior contaminação é proveniente de Bactérias do grupo "Coliformes Totais". Pelo estudo da concentração dos Coliformes (Totais e Termotolerantes) nas águas pode-se estabelecer um parâmetro indicador da existência de possíveis microorganismos patogênicos que são responsáveis pela transmissão de doenças pelo uso ou ingestão da água. Entre as várias doenças veiculadas pela água contaminada, as mais comuns são: cólera, febre tifóide, amebíase, hepatite infecciosa do tipo A e B e as diarreias agudas. tais como a febre tifóide, febre paratifóide, disenteria bacilar e cólera. Sendo assim, alguns cuidados, tais como: a limpeza de reservatórios e das caixas d´água podem fazer toda a diferença. Tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais faz-se necessário a higienização freqüente dos seus reservatórios de água para evitar uma possível contaminação. 

O OBJETIVO desse programa é GARANTIR à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, para a promoção da saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Reduzir a morbi-mortalidade por doenças e agravos de transmissão hídrica, por meio de ações de vigilância sistemática da qualidade da água consumida pela população.
- Buscar a melhoria das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água para consumo humano.
- Avaliar e gerenciar o risco à saúde e as condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água.
- Monitorar sistematicamente a qualidade da água consumida pela população, nos termos da legislação vigente.
- Informar à população a qualidade da água e riscos à saúde.
- Apoiar o desenvolvimento de ações de educação em saúde e mobilização social.

CAMPO E FORMA DE ATUAÇÃO

A atuação da vigilância ambiental em saúde relacionada à qualidade da água para consumo humano deve se dar sobre todas e quaisquer formas de abastecimento, ou seja, Sistema de Abastecimento de Água (SAA), Solução Alternativa Coletiva (SAC) e Solução Alternativa Individual (SAI), na área urbana e rural, de gestão pública ou privada, incluindo as instalações intradomiciliares.

OBS. Para as águas envasadas e as utilizadas como matéria-prima para elaboração de produtos e em serviços específicos deve ser observada a legislação pertinente.

BASE LEGAL

- Portaria nº 518/2004, do Ministério da Saúde, estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

- Decreto Federal Nº 5.440 de 4 de maio de 2005, que estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano.

________
De posse dos dados (resultados) das amostras coletadas e constatando que a mesma se encontra fora dos padrões estabelecidos pela Portaria 518/04, a Vigilância fará a devida orientação, in loco, buscando intervir e solucionar o problema, seja por meio da orientação para o adequado tratamento da água (poço), a limpeza e desinfecção de reservatórios e caixas d´água, entre outros. É válido ressaltar que as coleta só pode ser realizada por técnicos  da VISA devidamente treinados e os locais são pré-cadastrados no SISÁGUA (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano) para posterior ida à campo.


Mais informações: Vigilância Sanitária (73) 3011-7300 / visatx@gmail.com 

Nenhum comentário: