A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

24/05/2011

Fiscalização: criatório de suínos em área urbana


Moradores do bairro Arco Verde, em Teixeira de Freitas, fizeram denúncia ao Sulbahianews informando a existência de um criatório de porcos dentro do perímetro urbano, no bairro. A equipe de reportagem deslocou-se ao local, nesta segunda-feira, 23 de maio, conferindo que, além desta, havia também outras pocilgas nas proximidades.
Procuramos os proprietários, mas nenhum aceitou gravar entrevista, apenas um deles, conhecido por Salvador, que possui uma pocilga localizada na rua Medeiros de Santos, afirmou que a criação 
 de porcos é seu principal meio de subsistência.


Salvador ainda afirmou que, juntamente com outros moradores, está formando uma cooperativa, a fim de comprar um terreno e transportar sua criação para um lugar adequado, distante do centro urbano.
A informação obtida com o citado proprietário foi de que a Vigilância Sanitária (Visa) nunca teria se manifestado em relação à sua pocilga, entretanto, em entrevista cedida ao Sulbahianews, também nesta segunda-feira, o coordenador da Visa, Jadson Hombre, informou que há seis dias, em 17 de maio, foi efetuada uma fiscalização na pocilga da rua Medeiros de Santos, e que esta foi notificada, recebendo um prazo de 40 dias para se adequar às normas da Visa.


“Cerca de 90% das denúncias que recebemos são sobre criatórios de porcos nos bairros, até no centro da cidade. O procedimento que a gente toma é de averiguar a situação e notificar o proprietário para que ele se adeque às normas, caso ele descumpra o que foi colocado, nós retornamos ao local, produzimos um relatório com fotos, e encaminhamos a denúncia para a promotoria, que tomará as medidas cabíveis judicialmente”, explicou Jadson Hombre.
O coordenador da Visa ainda ressaltou que a pocilga notificada no Arco Verde está dentro do prazo disponibilizado para sua regularização, e só após transcorrido esse tempo, outras atitudes poderão ser tomadas.




Fonte.: www.sulbahianews.com.br

Nenhum comentário: