A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

05/05/2011

Saúde comemora dia mundial de higiene das mãos

Nesta quinta-feira (5/5), comemora-se o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A data, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), busca mobilizar profissionais de saúde, governo, administradores e gestores hospitalares para a importância da higienização das mãos na prevenção e redução das infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários nos serviços de saúde.

Com o objetivo de mapear a situação da rede hospitalar no Brasil no que diz respeito às práticas de higienização das mãos, a Anvisa convida os estabelecimentos de saúde a fazerem uma reflexão sobre suas rotinas e a responderem ao questionário “Autoavaliação da Higienização das Mãos”, até o dia 15 de junho de 2011. Nesta quinta-feira (5/5), estará disponível no site da Anvisa link para que o questionário possa ser respondido integralmente por meio eletrônico
A Anvisa sugere que os hospitais participem da jornada do dia 5 de maio, desenvolvendo atividades próprias relacionadas à higienização das mãos, a fim de aumentar a adesão dos profissionais às boas práticas de higienização. Os materiais publicitários disponíveis no site da Agência, por meio do link Serviços de Saúde, podem ser reproduzidos e utilizados para este fim.
As ações de comemoração ao Dia Mundial de Higienização das mãos no Brasil estão relacionadas ao Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente –  “Uma Assistência Limpa é uma Assistência mais Segura”, e à campanha  mundial da OMS “Salve Vidas: Higienize as Mãos”.


Imprensa/Anvisa

Nenhum comentário: