A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

29/07/11

Documentário mostra perigos do uso de agrotóxicos

Filme de Silvio Tendler mostra que o Brasil é o maior consumidor de defensivos agrícolas


Vanderlei Matos da Silva morreu aos 29 anos vítima de problemas no fígado após passar três anos e meio misturando defensivos químicos para cultivo de abacaxi.

A história dele e de outros agricultores está no documentário "O Veneno Está na Mesa", lançado pelo cineasta Silvio Tendler na última segunda-feira, no Rio.

Orçado em R$ 50 mil e financiado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, o filme expõe os perigos ligados ao uso de agrotóxicos no Brasil.

Desde 2008, o país é o principal mercado no mundo para esses produtos. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o consumo anual chega a 5,2 litros por habitante. Muitas vezes, os produtos são usados de forma abusiva, segundo testes feitos pela agência.

O último deles, realizado em 2010, apontou problemas em 29% das amostras de alimentos examinadas. No caso do pimentão, esse percentual chegou a 80%.

"É um problema que incide na vida de todo mundo, mas parece que as pessoas optaram pela política de avestruz", diz Tendler, que já dirigiu documentários sobre o cineasta Glauber Rocha e o ex-presidente João Goulart.

Em 50 minutos, o filme costura depoimentos de agricultores e entrevistas com pesquisadores de universidades. Tem também denúncias de lobby da indústria contra medidas restritivas da Anvisa.
O filme estará disponível para download no site www.caliban.com.br

Créditos: Folha.com (DENISE MENCHEN)

Um comentário:

Missao disse...

INTERNET: O VENENO está na MESA é VERDADE ! ! ! ! ! !

Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

A matéria (Link abaixo) nos informa que o VENENO está na MESA e isso a HUMANIDADE está SABENDO há um Bom Tempo – o que a HUMANIDADE não sabe é a SOLUÇÃO–ÉTICA para EVITAR o PIOR para o Planeta TERRA.

http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/o-veneno-esta-na-mesa/? ... hoje

As ÁGUAS recebem continuamente Grande Partes dos Resíduos TÓXICOS que são produzidos pelas Atividade Humanas e as Atividades da Própria Natureza, com isso as ÁGUAS dos Córregos, como os Rios, Lagoas / Represas /Açúdes, MARES & OCEANOS, como as ÁGUAS do Sub–Solo, vão se tornando no “LIXÃO” do Planeta TERRA e a sua situação vai se tornando IN–SUSTENTÁVEL e/ou DES–EQUILIBRADA para SOBREVIVÊNCIA de toda sua BIODIVERSIDADE – o DES–EQUILÍBRIO é MORTAL para Uma Parte da BIODIVERSIDADE, a Mais FRÁGIL e com isso JÁ se percebe o seu PERECIMENTO / EXTINÇÃO.

Com o PERECIMENTO da Parte Mais FRÁGIL aumenta–se os Níveis dos Resíduos TÓXICOS e Nova Parte da BIODIVERSIDADE, também, vai PERECER e dessa forma prossegue o Efeito DOMINÓ DEVASTADOR, sem Qualquer CHANCE para a sua REVERSÃO, através de Processos NATURAIS e/ou da AÇÕES HUMANAS.

Sabemos que Boa Parte da HUNANIDADE tem preocupado com a Situação do “LIXÃO” do Planeta TERRA, como tem Empenhado Esforços para a REDUÇÃO / CONTROLE da Formação desse “LIXÃO”, mas estamos convictos em afirmar que o que tem sido REALIZADO é INSIGNIFICANTE e o RISCO é CERTO – A HUMANIDADE tende a ser EXTINTA ! ! ! ! ! !

A Equipe BR do AGUAPÉ volta a APONTAR a SOLUÇÃO para EVITAR a EXTINÇÃO PRECOCE da HUMANIDADE – é a UNIÃO / ÉTICA, principalmente das MULTINACIONAIS & PESQUISADORES, ,como das Autoridades MUNDIAIS & Autoridades LOCAIS, para Produção & Industrialização do AGUAPÉ, rumo a IMPLEMENTAÇÃO das Fazendas MARINHAS, mas para isso os Centros de Pesquisas e até as MULTINACIONAIS precisam atuar para o Desenvolvimento do AGUAPÉ TRANSGÊNICO de Uso LIVRE de que todos NECESSITARÃO.

Para se conseguir MAXIMIZAR a UNIÃO / ÉTICA em toda HUMANIDADE requer ampla participação dos Seres Humanos – todos precisam entender que é possível VIVER MUITO MELHOR, com pouco Bens Materiais e para isso os VEREADORES, sendo os POLÍTICOS que estão ao Lado dos POVOS, é que devem iniciar essa CONCIENTIZAÇÃO.


NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) - apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradeçerão.



LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !


Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

MISSAO TANIZAKI
Servidor Público Federal
Bacharel em Química
missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
OSCIPE (*) - Equipe BR do A G U A P É
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

(*) REF.: Definições do SEBRAE