A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

27/12/2011

Aberta consulta sobre desinfecção e esterilização de produtos


Está aberto o prazo de consulta sobre as novas regras para o processamento de produtos de saúde. Foi publicada nesta quinta-feira (22/12) a Consulta Pública nº 64 que propõe normas para os Centros de Material e Esterilização (CME), que funcionam nos serviços de saúde ou prestam este tipo de atividade para hospitais e similares.
As CMEs são unidades responsáveis pelo processamento de todo o material reutilizável do serviço médico, ou seja, é o trabalho de limpeza, secagem, avaliação, desinfecção ou esterilização necessário para que os produtos possam ser novamente utilizados em outros pacientes. Entre os exemplos estão os materiais cirúrgicos e as cânulas de lipoaspiração. A consulta também propõe que os serviços que realizam mais de 500 cirurgias por mês, excluído os partos, deverão ter um Comité de Processamento de Produtos para Saúde.
O objetivo da norma é regulamentar e dar mais segurança ao processo de limpeza dos materiais reutilizados dentro de um hospital, já que estes procedimentos são fundamentais para evitar infecções durante procedimentos cirúrgicos. A Consulta Pública nº 64 ficará aberta para sugestões e colaborações por 60 dias. As contribuições devem ser feitas em formulário específico no site na Anvisa.

Acesse
 aqui a página de Consultas Públicas da Anvisa.

Nenhum comentário: