A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

27/08/2010

Combate à pirataria de saneantes irregulares

O aumento do consumo de produtos pirateados é motivo constante de preocupação no Brasil. A Anvisa participa do processo de fiscalização dos produtos sujeitos à vigilância sanitária e, nesta segunda-feira (23), mediou a oficina de trabalho “Combate aos saneantes irregulares”.
Para abrir a discussão, Tânia Pich, gerente de saneantes da Anvisa (GGSAN),  reforçou a importância da prevenção ao uso dos saneantes falsificados. “É um trabalho que vem sendo elaborado há muito tempo. Deve-se despertar no consumidor a consciência de que o consumo desses produtos ilegais é um risco”, disse Tânia.
Segundo Ana Lúcia Gomes, membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), muitas vezes o consumidor compra o produto falsificado pelo preço mais em conta. “A relação preço e qualidade acaba não sendo vantajosa para quem consome esses produtos”, diz.
O Assessor-Chefe de Segurança Institucional da Anvisa (Asegi), Adilson Batista, destacou o papel das vigilâncias sanitárias locais no processo de fiscalização e falou sobre as penalidades previstas em lei . “Pirataria de saneantes é crime contra a saúde pública e a pena é a mesma para quem falsifica medicamentos”, explicou Adilson.
O que são saneantes?
Os saneantes são produtos que facilitam a limpeza e a conservação de ambientes (casas, escritórios, lojas, hospitais), e são amplamente utilizados pela população.
A Anvisa atua no registro e notificação desses produtos, antes de sua comercialização, observando critérios de qualidade para garantir eficácia e segurança de uso.
A Agência também elabora normas e padrões, apoia a organização de informações sobre a ocorrência de problemas de saúde causados por esse tipo de produto, atua no controle e avaliação de riscos, acompanha o desenvolvimento técnico-científico de substâncias e, quando necessário, adota medidas corretivas para eliminar, evitar ou minimizar os perigos relacionados aos saneantes.
Fonte.: Paulo Maximiano/ Imprensa - Anvisa

Nenhum comentário: