A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

24/08/10

Raiva: Começa vacinação de cães e gatos em todo o estado

A raiva é uma grave doença causada pelo vírus rábico, que ataca o sistema nervoso central
 Cães e gatos necessitam de alimentação, carinho e saúde: a vacina é gratuita a partir do primeiro mês de vida

Todos os cães e gatos a partir de 1 mês de idade devem ser vacinados contra a raiva. A advertência é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que, em parceria com o Ministério da Saúde e secretarias municipais de Saúde, iniciou ontem a campanha de vacinação antirrábica animal, com a finalidade de evitar casos de raiva humana no estado, provocados pela raiva canina e felina.



Para alcançar esse objetivo, a Sesab pretende vacinar, no mínimo, 80% da população animal. Na Bahia, de acordo com dados da diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab, o registro do último caso de raiva humana ocorreu em 2004, em Salvador.
Este ano, até agora, foram diagnosticados casos de raiva animal em outras espécies, como bovinos, raposas e morcegos. No ano passado, foram registrados cinco cães positivos, sendo três na Região Metropolitana de Salvador, um em Ribeira do Pombal e um na região de Juazeiro.
A veterinária Fátima Cristina de Souza, coordenadora do Grupo de Trabalho de Raiva da Sesab, revela que o Brasil firmou com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o compromisso de eliminar a raiva humana transmitida por cães e gatos até 2012. "A campanha de vacinação animal e o atendimento antirrábico humano são duas ações prioritárias do Plano Nacional de Eliminação da Raiva Humana", explica.


Campanha cobrirá os 417 municípios baianos




A campanha de vacinação antirrábica animal prossegue até o dia 23 de setembro, com a perspectiva de vacinar, nos 417 municípios baianos, cerca de 1,7 milhão de cães e 361 mil gatos, totalizando 2,07 milhões de animais. As vacinas serão aplicadas nas unidades de saúde dos municípios, nas zonas urbanas, e também de casa em casa ou em postos móveis em ruas, bairros e zonas rurais. A vacinação é indiscriminada e todos os cães e gatos devem ser vacinados, independentemente do estado vacinal anterior. No caso de animais primovacinados (primeira dose), deve ser administrado um reforço vacinal, com intervalo de 30 dias.


Doença apresenta 100% de letalidade




A raiva é considerada um grave problema de saúde pública, por apresentar letalidade de 100%. A doença é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e pode ocorrer em todos os mamíferos, inclusive no homem. A transmissão ocorre por meio do contato com a saliva de animais portadores do vírus rábico. A pessoa agredida por um animal raivoso que não receber o tratamento preventivo pode adoecer e, uma vez estabelecidos os sintomas, a doença evoluirá para o óbito.



Fonte.: Diário Oficial da Bahia
http://dovirtual.ba.gov.br/egba/reader2/ 



Nos próximos dias divulgaremos informações sobre a campanha em Teixeira de Freitas. Aguardem!!

Nenhum comentário: