A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

18/09/2010

Suspensão de pílula do dia seguinte


Em virtude da suspensão da importação dos medicamentos Femina, Postinor Uno e Postinor 2 e para corretamente orientar as usuárias destes medicamentos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária vem a público esclarecer que os produtos que se encontram em comercialização no Brasil não apresentam risco para as usuárias.


A suspensão da importação é uma medida preventiva e foi adotada após a realização de uma inspeção pela Anvisa na fábrica localizada em Budapeste, na Hungria. Na ocasião, a Anvisa verificou que alguns procedimentos não estavam em conformidade com a legislação sanitária brasileira, como por exemplo, falhas em documentação. Estas falhas não representam risco ao produto e sua eficácia, mas são motivos legais e técnicos para suspensão da importação.
De acordo com informações do fabricante, as correções solicitadas pela Anvisa já estão sendo feitas e uma nova inspeção irá ocorrer no próximo dia 18 de outubro. A importação dos medicamentos voltará a ser realizada tão logo as condições de atendimento às normas sejam comprovadas.
Femina, Postinor Uno, Postinor 2 são conhecidas como pílulas do dia seguinte utilizadas para contracepção de emergência. Seu uso deve ser sempre orientado por um profissional médico ou farmacêutico.
Imprensa/Anvisa

Nenhum comentário: