A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

02/09/2010

Região Norte: população aprova trabalho da vigilância sanitária


Mudança de paradigma. Esta foi a tônica do primeiro dia do Fórum Regional de Vigilância Sanitária da Região Norte, que acontece em Manaus (AM). De policialesca a educacional, a vigilância sanitária, hoje, é reconhecida pela população da região como algo positivo. “É preciso conhecimento, consistência técnica para o agir educativo. Nesses fóruns estamos mostrando quão capazes somos para isso”, pontuou a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito.

Nas apresentações, uma unanimidade: fazer vigilância sanitária na região é um grande desafio. Distâncias enormes separam os municípios e as práticas da população, passadas de pai para filho, constituem uma barreira a ser vencida pela vigilância sanitária.
Os profissionais de saúde do Tocantins apresentaram uma experiência eficiente no combate ao comércio de carne clandestina, no município de Silvanópolis, distante 129 km da capital, Palmas. Em quatro anos de trabalho educativo com os manipuladores de carne, houve uma mudança significativa: área de desossa própria, conservação e transporte corretos, instalações limpas e bem cuidadas, manipuladores limpos e uniformizados. A população, orientada e conscientizada, é quem denuncia quando algo está errado.
Outra iniciativa de destaque foi a definição do perfil microbiológico das mãos de 28 profissionais que trabalham em estabelecimentos particulares de saúde de Belém (PA). Médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem que participaram do experimento tiveram uma redução significativa da incidência de agentes causadores de doenças (patógenos). A experiência ainda está em andamento e, em breve, será ampliada para estabelecimentos públicos.

Todos os estados da região apresentaram experiências bem-sucedidas, baseadas no caráter educacional da vigilância sanitária e na formação de parcerias.

Serviço:
Fórum Regional de Vigilância Sanitária da Região Norte
Quando: 1º e 2 de setembro
Local: Blue Tree Hotel - Rua Paraíba, 817, Adrianópolis, Manaus  (AM)

Nenhum comentário: