A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

03/11/2011

Reunião Pública sobre a 2ª etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Teixeira de Freitas

No dia 19 de Outubro do ano corrente, a Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A. – Embasa, realizou a Primeira Reunião Pública onde foi abordado pela Eng.ª Maria Giselia Vanderlei, Coordenadora da Obra o Tema: Sistema de Esgotamento Sanitário de Teixeira de Freitas – 2ª Etapa.

Com investimento de mais de R$62,0 milhões, a 2ª Etapa da obra do Esgotamento Sanitário de Teixeira de Freitas será realizadas pelo Consorcio das Construtoras MRM e ESCAVE, onde irá beneficiar 18.438 famílias, cerca de 70.065 habitantes, sendo considerada uma das maiores ampliações do programa Água para Todos, abrangendo cerca de 70 a 80 % da cidade. Na 1ª etapa do projeto foram contemplados os bairros Castelinho, Jerusalém, Nova America e Caminho do Mar, sendo também integrado ao sistema duas redes executadas pela Construtora CONDE localizadas no bairro Urbis e no bairro Irmã Dulce. Já na 2ª etapa serão contemplados os bairros: São José, Monte Castelo, Bela Vista, Vila Verde, Recanto do Lago, Jardim Europa, Jardim Planalto, Universitário, Jardim Caraípe, Central, Teixeirinha, Santa Rita e Pioneiro


Serão implantados no sistema 18.438 ligações intradomiciliares; 18.438 ramais prediais; 179.632m de redes coletoras/interceptores com diâmetro nominal de 150mm a 700mm; 11 estações elevatórias de esgotos; 11 linhas de recalque, com extensão de 6.480m, feitas com tubulações em ferro fundido e uma estação de tratamento de esgoto, que possuirá 9 digestores, 3 lagoas e 9 leitos de secagem.

Estiveram presentes Vereadores, Secretários Municipais, Imprensa local, pessoa da população e uma novidade muito gratificante, que foi a presença de uma grande massa de alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil da Faculdade do Sul da Bahia – FASB. Em uma breve participação o Secretario de Infra Estrutura, Flavio Arruda respondeu a umas das perguntas mais esperadas pelo público ouvinte, relacionada sobre a obra de drenagem da área do Shopping Teixeira Mall, confirmando o que já havia dito aos representantes da diretoria do shopping, onde serão feitas, juntamente com a obra de esgotamento sanitário, a obra de macro drenagem dessa área.

Juntamente com as obras, serão realizados programas sociais com objetivo de contribuir para melhoria da qualidade de vida do público de interação com a Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário através do processo de educação ambiental, mobilização, comunicação social e participação comunitária.

O prefeito de Teixeira de Freitas, padre Aparecido, relatou ao setor de comunicação da prefeitura que “Esta implantação foi muito esperada pelos moradores do município. É uma obra que beneficiará a maior parte da população da nossa cidade”.

A fiscalização da obra ficará a encargo da Prefeitura Municipal e da EMBASA, que trabalharão em conjunto para que a obra seja realizada o mais breve possível. 


Fonte: Secretaria Municipal de Planejamento.

Nenhum comentário: