A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

29/01/2013

Vigilância Sanitária interdita oito farmácias em Teixeira de Freitas

créditos: Sulbahianews/Uinderlei Guimarães

A Vigilância Sanitária Municipal realizou blitz na noite de segunda-feira, 28 de janeiro, para verificar os cumprimentos das normas vigentes para o funcionamento de farmácias. Na oportunidade, oito farmácias de Teixeira de Freitas foram interditadas por apresentarem irregularidades.
As farmácias interditadas foram: Farmácia Bahia e Farmácia Regional, ambas na avenida Presidente Getúlio Vargas; Farmácia Socorro, na avenida Marechal Castelo Branco; Droga Rio, na avenida São Paulo; Farmácia Indiana, em frente à rodoviária velha; e mais outras três – duas no São Lourenço e uma no bairro Castelinho – as quais não receberam o ofício de interdição por já estarem fechadas.
Conforme relatou o fiscal Edivin Santos Oliveira , já fora realizada uma fiscalização prévia nos estabelecimentos e dado um prazo para que o problema fossem sanados. No entanto, “reincidiram nas irregularidades, por isso, as farmácias acabaram sendo interditadas”, disse o fiscal.
Ainda segundo o fiscal, as farmácias não possuem em seu quadro de funcionários um responsável técnico formado em farmácia, desobedecendo a Lei nº 6.360, de 10/06/1974, que, dentre outras exigências para o funcionamento de farmácias e drogaria, “institui a obrigatoriedade da responsabilidade técnica”, conforme pode ser visto no site da Anvisa (http://www.anvisa.gov.br/inspecao/farmacias/normas.htm).
Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária de Teixeira de Freitas, a enfermeira Rosana Vaz de Campos, a falta de um responsável técnico pode resultar na medicação errada para os clientes, além da falta de orientação para o uso correto dos medicamentos.
Rosana esclareceu que as farmácias só poderão reabrir depois de atendidas todas as exigências e de serem submetidas à nova vistoria, sendo que algumas receberam o prazo de até a manhã desta terça-feira, 29 de janeiro, para que um responsável técnico formado em farmácia seja contratado.

Nenhum comentário: