A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

28/10/2010

Anvisa suspende medicamento e interdita lotes de produtos irregulares


A Anvisa suspendeu, nesta ultima terça-feira (26/10), a distribuição, comércio e uso de dois lotes do medicamento Clavin, fabricado pela empresa Aspen Pharma Indústria Farmacêutica (antiga Cellofarm). Os lotes Z709003 (fabricação 01/2009 e validade 01/2011) e Z709004 (fabricação 02/2009 e validade 02/2011) apresentaram resultados insatisfatórios no ensaio de aspecto.

Outros dois produtos tiveram lotes interditados cautelarmente, por 90 dias. O primeiro é o lote 521905H3 do produto Equipo para infusão de soluções parenterais - macro gotas, marca Anne e importado por Hospira produtos hospitalares.  O lote também apresentou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto.
O outro lote interditado é o de número 018 do produto Quitosana, da marca Affinato, 30 cápsulas, com validade em 01/11/2011. Fabricado pela empresa Sinérgika Indústria de alimentos, o produto é suspeito de conter em sua composição a substância Sibutramina, um psicotrópico anorexígeno, que não é permitido em alimentos.
Medidas
A interdição de produtos é uma medida válida por 90 dias após a divulgação no Diário Oficial, período em que é realizada a contraprova do laudo de análise fiscal emitido por órgão-parte do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Durante esse prazo, os lotes interditados não podem ser comercializados nem consumidos. O número do lote é impresso na embalagem. O usuário que já tiver adquirido algum produto dos lotes interditados deve interromper o uso e, em caso de dúvidas, deve entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor do fabricante.               
Já a suspensão de um ou de todos os lotes de determinado produto é definitiva e tem validade imediata, após divulgação da medida no Diário Oficial. O recolhimento (retirada do mercado) é de responsabilidade do fabricante. O usuário que já tiver adquirido algum produto dos lotes suspensos (o número do lote é impresso na embalagem) deve interromper o uso imediatamente. No caso de tratamentos que não podem ser interrompidos, o usuário deve procurar o médico para receber orientações. Para outras informações, entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor do fabricante.
fonte.: imprensa/Anvisa

Nenhum comentário: