A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

08/10/2010

Materiais de educação em vigilância sanitária estão disponíveis em braile

Os materiais didáticos do Projeto Educação em Vigilância Sanitária (Educanvisa) foram convertidos para o Braille a fim de permitir que estudantes e professores com deficiência visual possam ser capacitados por meio dessa proposta pedagógica da Anvisa.

A transcrição e a impressão em Braille de todo o material didático do curso, inclusive as apresentações dos palestrantes da Anvisa, foram desenvolvidas pelo Centro de Apoio Pedagógico (CAP) da 39ª Superintendência de Educação, cuja atuação se concentra na cidade de Uberaba (MG) e municípios vizinhos.

Além do CAP, a Anvisa contou com a parceria da Universidade de Uberaba (Uniube) para adequar seu método às diversas formas de deficiência visual. A idéia de produzir os materiais adaptados surgiu no ano passado, durante a experiência de implantação do Educanvisa na Escola Estadual Professor Alceu Novaes, situada naquela cidade.

A escola conta com alunos portadores de deficiência visual que além do curso regular freqüentam o Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual (CAP).

A Escola Alceu Novaes/CAP possui um centro de apoio com vários núcleos destinados ao desempenho e independência das pessoas com deficiências visuais. Cinco professores cegos que atuam na instituição também participaram do treinamento no projeto Educanvisa.

Criado com objetivo de oferecer apoio pedagógico e recursos didáticos ao sistema de ensino, o Centro de Apoio Pedagógico é uma projeto de parceria entre Ministério da Educação (MEC), o governo do estado de Minas Gerais e a Associação Brasileira de Deficientes Visuais (Abedev).

A meta do CAP é propiciar o acesso e a adaptação de recursos específicos necessários à pessoa cega e ou com baixa visão, além de promover a capacitação de profissionais e da comunidade para lidar com a deficiência visual

Imprensa/Anvisa

Nenhum comentário: