A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

19/03/2012

Encontro reúne especialistas em produtos saneantes

Frascos de produtos de limpeza

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, em 2011, 1200 pedidos de registro de produtos saneantes e mais de sete mil notificações de comercialização de produtos de baixo risco. Os dados foram apresentados na abertura da reunião da Câmara Técnica de Saneantes, que ocorre nesta quinta-feira (15/3), em Brasília (DF).
Saneantes são produtos que facilitam a limpeza e a conservação de ambientes, como alvejantes, desinfetantes, detergentes e raticidas, por exemplo. A Câmara Técnica reúne, além de técnicos da Anvisa, especialistas de laboratórios públicos, vigilâncias sanitárias locais e pesquisadores de todo o país. Segundo a gerente de saneantes da Anvisa, Mary Anne Fontenele, o grupo têm se reunido a cada quatro meses. “Felizmente temos conseguido manter uma regularidade dos encontros”, afirmou.
Os participantes discutem aspectos técnicos relativos à regulação de saneantes. Na pauta deste primeiro encontro de 2012 estão, entre outros, temas como parâmetros para registro de produtos em forma de gel e critérios para empresas que desejam utilizar a expressão “produto biodegradável” no rótulo.
O levantamento apresentado pela Anvisa no início do encontro apontou, ainda, que a Agência recebeu, no ano passado, 1636 pedidos de informação e 89 denúncias sobre produtos saneantes. O Sistema de Notificações da Anvisa (Notivisa) e o da Fiocruz (Sinitox) registraram, no mesmo período,  711 casos de eventos adversos relacionados a esses produtos – 62% envolviam inseticidas e raticidas.  Como resultado, 22 saneantes tiveram o comércio suspenso pela Anvisa em 2011.
Fonte: ANVISA

Nenhum comentário: