A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

08/03/2012

Resultados: Lei antifumo diminui prematuros na Escócia



Uma nova pesquisa indica que, desde a adoção da lei que proíbe o fumo em lugares públicos na Escócia, em 2006, a quantidade de nascimento de prematuros diminuiu 10%.

O levantamento, feito por cientistas da Universidade de Glasgow, considerou as informações a respeito de mais de 700 mil mulheres, recolhidos ao longo de 14 anos.

Os dados sobre os nascimentos e o fumo foram então comparados nos períodos anterior e posterior à aplicação da lei no país, o primeiro do Reino Unido a proibir o cigarro em locais públicos.

Depois de 2006, quando a lei começou a ser aplicada, houve uma diminuição de nascimentos de bebês com baixo peso ou prematuros.

De acordo com os autores do trabalho, publicado na revista "PLoS Medicine", essa redução tem uma ligação direta com a lei, embora o declínio já possa ser observado alguns meses antes da adoção da legislação.

Estudos anteriores ligaram o tabagismo ao baixo crescimento do feto e a outras complicações, como problemas na placenta.

Para o cientista que liderou o trabalho, Daniel Mackay, o novo estudo pode se juntar a vários outros artigos que mostram os malefícios do tabaco e os eventuais ganhos das legislações antifumo.

Mesmo com esses resultados, pesquisadores não ligados ao estudo pedem cautela, afirmando que o fumo é apenas um dos aspectos do parto prematuro.

Créditos: FolhaOnline
____________________


Teixeira de Freitas já dispõe de legislação própria em relação ao tabagismo. A Lei 06/2011, promulgada em 16/05/2011, proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, na forma que especifica, e cria ambientes de uso coletivo livres de tabaco
Clique aqui e confira na íntegra.

Nenhum comentário: