A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

12/03/2012

VISA fiscaliza Mercado Municipal e inutiliza 200 Kg de carnes impróprias para o consumo.



Na tarde dessa ultima sexta-feira (09/02/12), a Vigilância Sanitária de Teixeira de Freitas, realizou inspeções em diversos açougues instalados no interior do Mercado Municipal. O objetivo era verificar as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos, assim como as estruturas físicas e, principalmente, a qualidade e origem das carnes bovinas e suínas comercializadas.


Também foram realizadas algumas notificações aos açougues que permanecem sem registro junto à VISA. Os mesmos terão 72 horas (3 dias) para se regularizarem, após esse período, caso não cumpram a determinação, os estabelecimentos serão interditado e somente poderão funcionar quando estiverem devidamente registrados.


Foram encontrados ganchos para carnes que estavam fora dos padrões sanitários, pois estavam  enferrujados e danificados. Então solicitou-se a substituição imediata.


Mesmo com a Portaria 304, implantada no Município, há muitos anos, práticas como a da foto acima ainda foram registras. Os responsáveis foram adivertidos, e obrigados a retirar as carnes expostas. Esse tipo de atitude pode gerar apreensão do produto, multa e/ou interdição. É válido ressaltar que as normas sanitárias exigidas, são aplicáveis a todos os tipos de carnes comercializadas, bovina, suínas e outras.



Em um dos estabelecimentos após inspeção detalhada foi encontrado grande quantidade de carnes suínas, armazenadas de foma irregular. Este mesmo açougue já foi alvo de uma série de reclamações sobre venda de carnes sem a menor condições de higiene.

As carnes estavam armazenadas em um freezer horizontal, com pacacidade para mais de 300L, que também estava com defeito, ou seja, não refrigerava o produto. Fato esse que foi comprovado mediante as características e odor que as carnes apresentavam. Dessa forma, foram inutilizados aproximadamente 200 kg de carnes suínas impróprias para o consumo.



A Vigilância Sanitária manterá fiscalização frequente no Mercado Municipal, buscando evitar de fatos como esse se repitam. Os comerciantes devem estar cientes que a VISA tem por função defender os direitos dos consumidos (da coletividade) e fará uso de todos os instrumentos legais para tal. 

Feiras Livres - Já existe uma programação para se efetuar as fiscalizações também nas feiras do município, onde já constatamos a prática de comercialização irregular de carnes.

O material foi desprezado no aterro sanitário do Município.

Nenhum comentário: