A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

16/02/2011

Fiscalização: Granjas Avícolas em Área Urbana

Na manhã desta quarta-feira (16/02), a Vigilância Sanitária de Teixeira de Freitas, em atendimento a inúmeras denúncias registradas pela população, realizou inspeção na Granja Avícola localizada no bairro Vila Vargas. O objetivo foi atender a solicitação dos moradores circunvizinhos que se queixavam dos transtornos causados pela presença do aviário na área urbana da cidade.


Conforme a Lei Municipal 246/99  (Código Municipal de Saúde) no seu Art. 197, é proibida a instalação e manutenção em área urbana de aprisco, pocilgas, estábulos, cocheiras, granjas avícolas, apiários e estabelecimentos congêneres.

Segundo o proprietário o estabelecimento está instalado no mesmo local a mais de 20 anos. Contudo, o alto crescimento populacional de cidades com o Teixeira de Freitas contribui esse tipo de problemática. Desta forma, foi firmado um acordo com o proprietário (mediante NOTIFICAÇÃO) para que o mesmo faça a retirada do “pó de serra” (cama) a cada 30 dias, e que nos dias chuvosos esse procedimento deverá ser realizado com uma maior frequência. O proprietário informou que já está providenciando a instalação de um frigorífico localizado na zona rural para que se possa fazer à retirada do aviário.  

Confira outras imagens do local


É valido ressaltar, que estas medidas, citadas anteriormente, são paliativas. A Vigilância Sanitária irá fiscalizar rigorosamente o cumprimento dessas determinações, visando minimizar os transtornos causados à população. Tais determinações devem ser adotadas imediatamente até que se proceda a retira, por completo, do aviário desta localidade, como preconiza a legislação vigente. Outras granjas da cidade (situadas na zona urbana) também serão inspecionadas para verificação das adequações necessárias. De forma a proporcionar ambientes cada vez mais saudáveis à população.




Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos. 


______________________
Vigilância Sanitária e Ambiental de Teixeira de Freitas
Av. das Nações, 410, Monte Castelo
Telefone: (73) 3011-7300
E-mail: visatx@gmail.com

Nenhum comentário: