A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

22/02/2011

VISA notifica academias de ginástica sem Alvará Sanitário

© Andres Rodriguez - Fotolia.com


Na tarde desta terça-feira (22), a Vigilância Sanitária procedeu a notificação de Academias de Ginástica que funcionam sem a devida licença (Alvará Sanitário). No total foram 4 estabelecimentos autuados, nos seguintes bairros: Santa Rita, Bela Vista, URBIS e Centro. 

Os adeptos de atividades físicas devem ficar atentos e verificar se a academia na qual estão matriculados dispõe de profissionais com registro, estagiários regulares e responsáveis técnicos, a fim de garantir a sua saúde e segurança na sua atividade física.

fonte: Google


Os responsáveis pelas academias terão um prazo de 72 horas para comparecerem à sede da VISA munidos de toda a documentação solicitada (tanto do responsável legal, quanto de um responsável técnico, devidamente registrado e legal perante ao CREF - Conselho Regional de Educação Física).

Concluída essa primeira etapa de entrega da documentação, a fiscalização fará as inspeções nas academias com o intuito de verificar as adequações ao que preconiza a legislação vigente para esse tipo de atividade. Verificando irregularidades, os estabelecimentos terão um prazo para se adequarem. 

As principais exigências cobras são: possuir estrutura física satisfatória (ventilação, iluminação etc), banheiros individualizados (para o público masculino e feminino) com disponibilidade de pia com sabonete líquido e papel tolha descartável, espaço adequado para as avaliações físicas dos clientes, equipamentos em boa condição de uso, e principalmente, a presença de um responsável técnico (Educador Físico).

Solicitamos aos proprietários de academias de Teixeira de Freitas que não tenham registro (Licença Sanitária) ou que estejam com o Alvará vencido, a procurar a Vigilância Sanitária para regularização seu estabelecimento.

_____________
Anabolizantes


fonte: Google

A VISA também faz um alerta para o uso de Anabolizantes que tem se tornado problema de saúde pública no Brasil e no Mundo. Ressaltando que o uso do complexo vitamínico A.D.E., é de uso exclusivo veterinário. Conforme cita o diretor Estadual da Vigilância Sanitária de Sergipe, Antônio de Pádua Pombo, "esses produtos são para animais de grande porte usado sob rigoroso controle do médico veterinário que observa peso e idade do animal, pois é uma substância muito forte. A dose de 1 ml num animal pode implicar em graves efeitos colaterais, imagine 100 ml em um ser humano, podendo causar terríveis efeitos na saúde humana e levar até a morte”, explicou Pádua.

Nenhum comentário: