A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

20/12/2010

Consulta pública discute linhas de pesquisa em vigilância sanitária

Até 12 de janeiro de 2011 está aberta a consulta pública nº 113, que receberá contribuições à proposta de prioridades de pesquisa em vigilância sanitária. As prioridades selecionadas vão integrar a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde (ANPPS), do Ministério da Saúde.

Para a definição da proposta de prioridades, a Anvisa reuniu, em duas oficinas, pesquisadores e representantes da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e da Camara Técnica de Educação e Pesquisa (Catepe) da Agência, além de técnicos do Ministério da Saúde. Os trabalhos foram subsidiados pelo Plano Estratégico de Pesquisa em Vigilância Sanitária (PEP-VISA), elaborado em 2007 pela Comissão de Pesquisa.

A Consulta Pública nº 113 é uma iniciativa do Núcleo de Educação, Pesquisa e Conhecimento (Nepec) da Anvisa, em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. O objetivo é fazer com que as prioridades de pesquisa em vigilância sanitária estejam em consonância com os princípios preconizados pelo SUS.

Como participar

As contribuições devem ser encaminhadas por escrito, em formulário próprio, para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária / NEPEC, SIA, Trecho 5, Área Especial 57, Lote 200 – Bloco E – 2º andar – sala 010, Brasília (DF), CEP 71205-050 ou ainda para o e-mail: cp_pesquisa@anvisa.gov.br.

 
O que é a Agenda Nacional?

A Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde “tem como pressuposto respeitar as necessidades nacionais e regionais de saúde e aumentar a indução da produção de conhecimentos e bens nas áreas prioritárias para o desenvolvimento das políticas sociais”, sendo fundamental que o tema da vigilância sanitária esteja inserido neste documento.

O processo de construção e implementação da Agenda é um processo técnico e político que busca a ampla participação de sujeitos com experiência tanto na área de pesquisa, como na de saúde. 
 
Fonte.: ANVISA

Nenhum comentário: