A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

13/12/2010

Vigilância Sanitária de Teixeira de Freitas apreende 93 kg de carne imprópria para o consumo

A Vigilância Sanitária (VISA) de Teixeira de Freitas, apreendeu cerca de 93 kg de carnes impróprias para o consumo. A apreensão se deu durante uma fiscalização de rotina, realizada na manhã deste sábado (11/12), no Mercado Municipal. As carnes, suínas, estavam expostas em ganchos, armazenadas em um balcão sem a devida refrigeração e sob condições higiênico-sanitárias inapropriadas. A ação da VISA impediu que esses produtos fossem comercializados, e viessem a colocar em risco à saúde dos consumidores. O proprietário do estabelecimento foi notificado e orientado, para que proceda as adequações necessárias no local, e só depois de autorização da Vigilância Sanitária, poderá retornar a comercializar quaisquer produtos.

Carnes expostas em ganchos no interior do estabelecimento,
em desacordo à Portaria 304/96.


Balcão em condições precárias de funcionamento.


Balcão em condições higiênico-sanitárias em 
desconformidade perante às normas Sanitárias.



Carne em estado avançado de putrefação.



A carne apreendida foi, imediatamente, desprezada 
no Aterro Municipal

...............

Todos os açougues localizados no interior do Mercado foram inspecionados. Durante a inspeção verificou-se, principalmente a origem das carnes, com a solicitação das notais ficais, com o intuito de se averiguar a origem do produto, evidenciando que o mesmo tenha sido abatido em um frigorífico, passando por um rigoroso processo de inspeção, atestando a sua qualidade. Também se verificou as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos, sendo feitas as solicitações de adequações onde se fez necessário (desde a limpeza geral, assim como a retirada imediata de gaiolas de pássaros no interior dos açougues e outros materiais desnecessários). Os açougueiros devem estar cientes que, mesmo as carnes inspecionadas, podem ser apreendidas pela VISA, uma vez que estas estejam fora dos padrões estabelecidos pela Portaria 304/96 (ex: sem refrigeração, expostas em ganchos ou em condições higiênico-sanitárias inadequadas).









...............

Já na área externa do Mercado Municipal, os comerciantes também foram orientados a manter os peixes sob refrigeração (com gelo), pois o calor excessivo pode comprometer a qualidade dos mesmos, e a não deixarem seus produtos expostos em lonas colocas diretamente ao chão (como foi constatado). Assim como evitar despejo de vísceras diretamente no piso (abaixo das bancadas), para que se evite a proliferação de insetos, e consequentemente o entupimento das canaletas de esgoto, ocasionando um exagerado acúmulo desse material orgânico, gerando mau cheiro, e sobre tudo, incômodos ao próprio feirantes e consumidores.




DSC00471.JPG


..............

As ações de fiscalização no comércio de carnes serão rotineiras, objetivando coibir, principalmente, a comercialização ilegal (carnes clandestinas), haverá uma intensificação nas fiscalizações nas principais Feiras Livres do Município. A população pode fazer sua parte, adquirindo produtos em locais licenciados pela Vigilância Sanitária (com Alvará Sanitário), denunciando as práticas ilegais.

Para registrar sua denúncia é só ligar para o telefone (73) 3011-7300 ou através do nosso site www.visatx.com.br .

É válido ressaltar que Vigilância Sanitária Municipal é responsável para fiscalização nas áreas urbanas da cidade, pois a fiscalização na Zona Rural fica à cargo da ABAB, desta forma trabalhamos em parceria.




Confira os comentários no site sulbahianews:
http://www.sulbahianews.com.br/ver.php?id=8091

Nenhum comentário: