A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

07/12/2010

Contra Hepatite a Ordem é Prevenir

A hepatite é uma doença que compromete as funções do fígado. Febre, indisposição, mal-estar, olho amarelado e urina escura, são alguns dos sintomas aparentes. Mas, infelizmente, esses sinais só aparecem em 5% dos casos.
Para os outros 95%, a manifestação da doença é muito parecida com os sintomas de uma gripe. Muitos consultam o clínico-geral e chegam a receber o diagnóstico de uma virose. Somente por meio de um hemograma completo, para analisar o vírus, ou um ultrassom do fígado é possível comprovar a hepatite.
As formas mais comuns de contágio são:
  •         Transfusão sanguínea;
  •         Cirurgia dentária;
  •         Hemodiálise;
  •        Piercing e tatuagem com agulha não descartável;
  •         Alicate de unha;
  •        Transmissão Vertical (quando a mãe passa pro filho no momento da concepção);
  •         Relação sexual.
Hoje já existem vacinas contra as hepatites A e B, que segundo Edison Parise, hepatologista e presidente da Associação Paulista para Estudos do Fígado (APEF), é a melhor maneira de prevenir a doença. "No caso da hepatite C que ainda não existe uma imunização. É necessário que cada pessoa se cuide, tendo atenção nos salões de beleza, no dentista e sempre exigir que seja usada a autoclave nos aparelhos, e não simplesmente passar álcool, fermentar ou manter em estufa, que não resolve!", alerta.
No caso da hepatite A, nem sempre a pessoa infectada vai desenvolver a doença, mas quando ela surge é caracterizada pela inflamação no fígado. Este tipo pode ser apresentado por indivíduos de qualquer idade, porém entre as crianças, não apresenta gravidade. "É como se fosse uma caxumba ou sarampo. Porém, quanto maior a idade, maior a gravidade da doença", adverte Parise.
A hepatite B, não tem cura. Mas já existem tratamentos eficazes no controle da doença. "Em 80% dos casos tratados, é possível contê-la", comenta o médico.
Segundo Parise, o uso de medicamentos só é indicado aos pacientes que apresentam uma tendência de progressão da doença, que pode causar a cirrose e até mesmo câncer de fígado.
Não há uma dieta específica às pessoas com hepatite. Recomenda-se apenas que evitem o álcool, que acelera o desenvolvimento do vírus e atrapalha o efeito do tratamento no organismo. Antes que se comece o tratamento contra hepatite, é necessário pelo menos seis meses de abstinência alcoólica.
Mesmo Quem já Tem Hepatite Precisa se Cuidar
Não é porque um individuo já apresenta um dos tipos do vírus, que não pode ser contagiado por outro. "Ele pode, por exemplo, ter uma hepatite B e depois pegar uma C. Não existe nenhuma imunidade cruzada entre esses vírus. E, em geral, a infecção por outra classe da doença, tende a agravar o quadro clínico. Por isso, é recomendada a vacinação, da hepatite A e B para portadores da C. E da A para portadores do tipo B", acrescenta.
Mais uma vez, aquele velho ditado fala mais alto: "Prevenir é melhor do que remediar". Contra hepatite vale tomar a vacina e ter mais atenção e cuidado com o próprio corpo.
Créditos: VivaSaúde 



-----
A Vigilância Sanitária recomenda que os clientes de estabelecimentos tais como, salões de beleza,  barbearias, Estéticas,  "clinicas" de colocação de Piercing e tatuagens, clínicas médicas, consultórios odontológicos, entre outros, verifiquem se o mesmo tem Licença Sanitária (Alvará Sanitário). Entre em contato com VISA local, para fazer a verificação ou até mesmo denunciar procedimentos irregulares, que podem gerar danos a sua saúde.  

Nenhum comentário: