A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

16/12/2010

VISA inspeciona Açougues no Mercado Municipal de Teixeira de Freitas

Na amanhã desta quarta-feira (16/12), a Vigilância Sanitária, dando continuidade às ações de fiscalização no setor de carnes na cidade, realizou inspeções em vários açougues localizados no interior do Mercado Municipal. Essas vistorias tiveram por objetivo a renovação dos Alvarás Sanitários de estabelecimentos já cadastrados, notificação de estabelecimentos sem a licença da VISA para funcionamento ou ainda, que tiveram alteração de proprietário.
Também foi feito o atendimento de uma denúncia, registrada por um consumidor, que procurou Vigilância para registrar reclamação quanto a qualidade da carne adquirida por ele, em um açougue localizado no Mercado Municipal.

Confira algumas ações desenvolvidas durante a fiscalização:

Durante a inspeção foi detectado a necessidade de se realizar adaptações na estrutura física dos açougues. Confira, abaixo, algumas dessas adequações solicitadas pela VISA.


Solicitação de revestimento nos balcões com material cerâmico, de forma a favorecer a limpeza e proporcionar uma maior higiene para a manipulação das carnes.


Solicitação de Forro no teto, em todos os box´s (vistoriados). De modo a evitar ou diminuir, o acúmulo de poeiras e/ou outros materiais que possam se alojar na área interna dos açougues. 

.....


Solicitação de limpeza e reparo nos equipamentos de refrigeração. Assim como a retirada de materiais e outros equipamentos que não estejam sendo utilizados.


  
..... 



Foi realizada uma verificação minuciosa na qualidade das carnes colocas à venda. Solicitando a notas fiscais ou romaneios (com o carimbado da VISA), para comprovar a origem da carne. Assim como a inspeção nas maquinas e  equipamentos, nos depósitos, nas áreas de manipulação e desossa, entre outros setores dos açougues. 


 
.....

Por fim, somente em um dos açougues vistoriados, foi detectado algumas carnes impróprias para o consumo. Sendo apreendido um total de 15 kg e o proprietário notificado e advertido pela VISA.












A carne apreendida foi desprezada no Aterro Municipal. 


.....

Informamos que esse tipo de fiscalização faz parte da rotina das atividades da VISA, sendo realizado durante todo o ano, tanto em estabelecimentos fixos, quanto nas Feiras Livres da cidade e nos distritos. 

Denúncias ou reclamações podem ser registradas pelo telefone (73)3011-7300. Para mais informações acessem nosso site: www.visatx.com.br

Sempre lembrando: A Vigilância Sanitária Municipal é responsável pela fiscalização nas áreas Urbanas da cidade.

Nenhum comentário: