A missão da VISA é promover e proteger a saúde da população, garantindo os direitos constitucionais do cidadão e defendendo a vida. Seu objetivo é proteger e promover a saúde, evitando incapacidades e doenças.

13/12/2010

Vigilância Sanitária proibe o fornecimento de ketchup, maionese e mostarda em bisnagas plásticas

O Departamento Municipal de Vigilância Sanitária (VISA), enviou (desde a semana passada) um comunicado aos comerciantes de alimentos da Praça da Bíblia, quanto a algumas exigências que serão cobradas pela Fiscalização. Confira abaixo o comunicado na íntegra. 


_______________________________


Prezados Senhores,


A Vigilância Sanitária vem por meio deste, informar que a partir do dia 13/12, está terminantemente proibido o fornecimento de ketchup, maionese e mostarda  em bisnagas plásticas. 


Tendo em vista o grande risco que estes produtos podem trazer aos consumidores, caso venham a ser consumidos sem antes estarem acondicionados em recipientes térmicos, entre outras questões sanitárias, tais como: a manipulação por um grande número de clientes, a falta de higienização dos recipientes, o que favorece a proliferação de bactérias, etc. 
Desta forma, recomendamos o fornecimento de ketchup, maionese e mostarda por meio de embalagens descartáveis tipo “sachês”, atentando-se para o prazo de validade dos mesmos. 



Também fica proibido o uso de pratos e talheres de materiais não descartáveis. Assim como a exposição de pizzas diretamente nas bancadas, devendo ficar acondicionadas em caixas térmicas (e aplicação desta norma deve ser atendida imediatamente). Os responsáveis pela manipulação dos alimentos deverão fazer uso contínuo de uniforme de cor clara (avental, touca e máscara).
Em conformidade com o Código Municipal de Saúde (Lei 246/99), o descumprimento dessas normas pode acarretar em apreensão dos alimentos e utensílios, assim como multas ou interdição. A persistência em tal prática poderá gerar a cassação da Licença Sanitária (Alvará).

Solicitamos que os comerciantes que estiverem com Alvará Sanitário vencido, que procure a VISA, o mais rápido possível, para regularização.



Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.






Atenciosamente,

Coordenador da VISA


_______________________________

Estamos estudando a possibilidade de estender essa determinação para todos estabelecimentos de Teixeira de Freitas, que fornecem esse tipo molho ou condimento ao seus clientes, tais como: restaurantes, padarias, lanchonetes e similares. Assim como já foi feito em outras cidades.


....
Confira os comentários no site sulbahianews: http://www.sulbahianews.com.br/ver.php?id=8098

Nenhum comentário: